Equipes Vocacionais
Entre em contato com [email protected]
Aguarde
A Equipe de Animação Vocacional, o Serviço de Animação Vocacional possui, dentro do seu apoio, equipes vocacionais nas suas presenças que apresentam para os jovens as vocações salesianas. O jovem, por sua vez, está no tempo correto de organização do seu Projeto de Vida. Neste momento, é importante existir o convite para conhecer não só as vocações leigas da Famíllia Salesiana com as vocações religiosas de presbítero (padre) e coadjuntor (irmão) porque “a messe é grande, mas os operários são poucos” (Mt 9,37).
Voltando a reflexão “a messe é grande, mas os operários são poucos” (Mt 9,37). Precisamos um olhar especial para a animação vocacional. A congregação salesiana é uma congregação formada por servos que entregaram a sua vida para uma missão além da sua vida. É necessário estes personagens que escolhem uma vida radical de entrega a missão salesiana. Não é fácil. A gente está falando de uma entrega de vida a razão, ao amor, a oração integral. Optar pelos jovens em sua integralidade de missão. E existem, existem jovens que escutam a este chamado, que querem se entregar, mas precisamos indicar o caminho.
O objetivo do projeto é conseguir jovens que se interessem em entregar a sua vida para uma vocacional religiosa ou sacerdotal. Encontrar jovens que queiram ser irmão coadjutores ou padres salesianos.
Objetivo do
POI – Plano Orgânico Inspetorial (Plano Estratégico Inspetorial) e PEPSI (Projeto Educativo-Pastoral Salesiano Inspetorial):
3. Rever os processos de identificação e encaminhamento de jovens vocacionados à vida salesiana consagrada e laical.
As presenças convidam leigos(as) que trabalham com evangelização em sua presença. Geralmente, são pertencentes a Família Salesiana. Estes(as) leigos(as) foram uma equipe que organiza, dentro da sua presença, momentos e encontros vocacionais. Convidam individualmente os jovens para pensar neste caminho. Servem de referência para estes jovens. São elos de ligação destes jovens com os salesianos. Acompanham estes jovens e estas famílias. Fazem um convite claro para a vocação religiosa e sacerdotal em primeiro momento e depois um convite claro para as vocações que compõem a Família Salesiana. Participam de semanas, de projetos, de atividades vocacionais dos Setores da Igreja em sua região.
Além de reuniões e de encontros inspetoriais junto com o Coordenador Inspetorial da Animação Vocacional as equipes vocacionais participam de semanas e de atividades vocacionais dos Setores da Igreja e organizam dentro da sua presença também este momentos, com uma proposta clara e objetiva de entrega para Deus.